quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jovens o PILAR da igreja !

“E disse a Jéter, seu primogênito: dispõe-te e mata-os. Porem o moço não arrancou da sua espada, porque temia, por quanto ainda eram jovem.

Juízes 8: 20,21

Jéter era um jovem filho de um herói de guerra, Gideão, porém de caráter medroso e covarde. Os inimigos (Zeba e Zalmuna) tinha matado seus irmãos e amigos, portanto, não podia ter deixados vivos, a missão dado a ele era exterminá-los completamente.

Um jovem consciente de suas potencialidades é um grande instrumento de sustentação e desenvolvimento na obra de Deus. Um pilar é instrumento de sustentação, de base.

AS QUALIDADES DOS JOVENS E SUAS VIRTUDES

“Apresentar-se-á voluntariamente o teu povo no dia do teu poder; com santos ornamentos, como orvalho emergindo da aurora, serão os jovens”. Sl 110:3

As qualidades inerentes dos jovens são: força, energia, vigor, trabalho, são cheios de vida, sempre dispostos a aventuras, são rápidos, inquietos, inteligentes, descontraídos, alegres, corajosos.

Muitos jovens sofrem de anemia espiritual. Por isso tem estado fracos. Tem que tomar vitamina BO ( Bíblia e Oração )

“… Entrando no túmulo, viram um jovem, assentado ao lado direito, vestido de branco, e ficaram surpreendidas e atemorizadas.” Mc 16:5

O MUNDO REQUER QUE SEUS JOVENS SEJAM VALOROSOS E INTELIGENTES PARA FAZER SEUS SERVIÇOS

“ Disse o rei a Aspenaz, chefe dos eunucos, que trouxessem alguns dos filhos de Israel, assim da linhagem real como dos nobres. Jovens, sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, e versados no conhecimento, e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei; e lhes ensinassem a cultura e a língua dos caldeus.” Dn 1:4

O mundo exige qualidades em seus jovens que seja sem defeito físico,belos fisicamente, inteligência (sábio), competente, determinados, força, trabalho, disposição. Esteja disposto a aprender.

DEUS REQUER QUE SEUS JOVENS SEJAM PADRÕES EM TUDO

De Paulo para Timóteo: “Ninguém te despreze a tua mocidade, torna-te padrão…” I Tm 4:12ss ;Tt 2:15

Sem defeito (pecado), beleza espiritual, inteligência (sábio). Pv 1: 7 (Temor do Senhor), competente, determinação, força, trabalho, disposição. Esteja disposto a aprender.

Coragem: Davi era moço quando venceu o gigante Golias. I Sm 17: 33. Deus requer de seus jovens coragem para vencer os gigantes desse mundo que são muitos.

Fortes contra seus três inimigos principais: o mundo, o pecado e o diabo. (A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida)

O QUE AFASTA O JOVEM DE UMA VERDADEIRA COMPREENSÃO DE SI MESMO?

As paixões da mocidade. “Foge, igualmente, das paixões da mocidade…” II Tm 4:22 Auto-desvalorização. Desvio do alvo. Anemia espiritual. O medo.

RECONHECER AS SUAS POTENCIALIDADES PARA COLOCAR-SE A FAVOR DA IGREJA DE DEUS

Como um jovem pode cultivar os valores e virtudes de sua mocidade e ser uma bênção na igreja e para o reino de Deus?

Ser vanguarda, estar na frente. Ser forte e enérgico para o trabalho. Um dos trabalhos dos jovens na igreja primitiva era enterrar os mortos. (At 5: )Você é coveiro ou defunto? O Jovem é o trem bala da igreja. Disposição para o serviço. Inteligência ao bem da obra.

A Jéter, filho de Gideão foi lhe dado uma ordem que deveria eliminar seus inimigos Zeba e Zalmuna, que havia matado seus irmãos e inimigos, mas ele temeu e não os matou.

Jovem, você tem uma missão a de eliminar teus inimigos, Jesus já te ordenou a derrotar teus adversários, você tem a força e a ordem Dele. Ele está ao teu lado, você é vencedor, não deixa que teus inimigos zombem de ti, cumpre a ordem do teu Salvador.

“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o principio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”.

“ … Jovens, eu vos escrevi, porque tendes vencido o maligno”. I João 2:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário