quinta-feira, 6 de maio de 2010

Refletindo...

Caros leitores, em resposta a um caro leitor onde expôs sua idéia defensora ao livro de Baruc ou Baruque, o que seja alegando ele que nós protestantes tiramos o livro referido, mas indo um pouco mais a fundo nesta história quero expor alguns fatos:

1 - Histórico

Baruc ou Baruque é um dos livros deuterocanônicos do Antigo testamento da Bíblia. É atribuído a Baruc, um homem erudito e de família nobre, que foi secretário de Jeremias durante o exílio do povo israelita na Babilônia. Foi enviado a eles para ser lido em suas assembléias litúrgicas. Possui seis capítulos. Os cinco primeiros são de sua autoria, enquanto o sexto é atribuído a Jeremias. Tem por objetivo mostrar como era a vida religiosa daquele povo, seus cultos... Também chamado de livroapócrifo, não se encontra nas bíblias evangélicas ou protestantes. Foi e II a.C., porém, é de data muito posterior, quando da segunda destruição de Jerusalém, no pós-Cristo.

Deuterocanônico refere-se a livros que são considerados blasfêmias por algumas religiões ou seitas. Partes de livros que estão presentes na Bíblia católica e ausente nas protestantes/evangélicas, sendo para estes considerados como apócrifos.

2) - Heresias.

Baruc: 3 1-4 “Senhor, todo-poderoso, Deus de Israel, é uma alma angustiada e um coração atormentado que clama a vós: Escutai, Senhor! Tende Piedade! Porque Pecamos contra vós. Estai sentado sobre um trono eterno, e nós caminhamos para um definitivo aniquilamento. Senhor, todo poderoso, Deus de Israel, Escutai a prece dos mortos de Israel, dos filhos daqueles que pecaram contra vós, que não atenderam à voz do Senhor, seu Deus, e por isso foram levados à desgraça.

É neste texto falso, de um livro deuterocanônico, que contradiz toda a Bíblia, que a Igreja Católica Romana baseia sua falta e herege doutrina do purgatório. Este é novamente um ensino Satânico para desviar o homem da redenção exclusiva pelo sangue de Cristo, e não por orações que livram as almas do fogo de um lugar inventado pela mente doentia e apostata dos teólogos católicos romanos. Após a morte o destino de todos os homens é selado, uns para perdição eterna e outros para a Salvação eterna - não existe meio de mudar o destinos de alguém após a sua morte.

Mateus: 7: 13Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”

Lucas: 16: 26E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.”

Lucas: 23 : 42 - 43 “ E disse Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

I Tessalonicenses 4 : 12 – 17Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Portanto como podemos aceitar um livro que vai contra os próprios ensinamentos de Jesus e seus discípulos e apostolos.

3) Sucessão Apostólica

Quanto à dita “sucessão apostólica” atrapalhar o entendimento bíblico dos protestantes, verdadeira felonia. A doutrina da sucessão apostólica é a crença de que os 12 apóstolos passaram a sua autoridade adiante a seus sucessores, que então passaram a sua autoridade apostólica para os seus sucessores, continuando através dos séculos, até os dias de hoje. A Igreja Católica Romana vê a Pedro como o líder dos apóstolos, com a maior autoridade, e, portanto seus sucessores recebem a maior autoridade. A Igreja Católica Romana combina esta crença com o conceito de que Pedro mais tarde se tornou o primeiro Bispo de Roma, e que os bispos romanos que seguiam a Pedro eram aceitos pela igreja primitiva como a autoridade central entre todas as outras igrejas.

Urge esclarecer, que jamais o conceito de “sucessão apostólica” foi encontrado nas Sagradas Escrituras. Além disso, Pedro também não é apresentado como “supremo” em relação aos outros apóstolos. O apóstolo Paulo, na verdade, repreende a Pedro quando ele estava conduzindo os outros de forma errada (Gálatas 2:11-14). Jesus ordenou que os apóstolos construíssem o fundamento da igreja (Efésios 2:20). Qual é o fundamento da igreja que os apóstolos construíram? O Novo Testamento – o registro das obras e dos ensinamentos dos apóstolos. A igreja não necessita de sucessores apostólicos. A igreja necessita dos ensinamentos dos apóstolos precisa e devidamente registrados e preservados.

Em relação ao ponto de vista de que os católicos não adoram Santos, mas os seguem como exemplos de vida, tenho eu minha duvida. Veja a foto.




Porque estariam prostrados, pagando sacrifício em agradecimento a uma Santa?

E JESUS CRISTO? NÃO SERIA MERECEDOR DE TODA HONRA E TODA GLÓRIA?

Coop. Evangelista Robson Eduardo Cruz

Contribuição: Min. Ev. Denilson Neres, Min. Ev. Fernando Neres e Coop. Ev. Fátima Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário